PROJETO LEITURA:
“A leitura alimenta a alma”.
Projeto: Leitura... Conhecimento, viagem, magia.
Período: de fevereiro a novembro de 2012.
Público alvo: Alunos da Educação Infantil ao 9º ano.
Área coordenadora: direção, equipe pedagógica e docente.
Idealização: Elâine, Glória e Karine (supervisoras)
Justificativa
© Este projeto é um convite para todas as crianças entrarem no maravilhoso mundo da leitura. Ao vivenciá-la, todos perceberão que ler é uma fonte inesgotável de conhecimentos. Lendo, podemos descobrir coisas incríveis e nos informar sobre os mais diferentes assuntos. Através do mesmo, as crianças descobrirão que ler e escrever são processos interligados e que escrever é uma maneira de registrar suas descobertas, suas opiniões, seus sentimentos e suas histórias. Descobrirão que ler é simplesmente... Mágico!
Objetivos
© Descobrir o prazer de ler e produzir textos.
© Conhecer melhor a língua com a qual se comunica.
© Melhorar as capacidades de leitura, interpretação e produção textual.
Ações – sensibilização
© Apresentação do projeto ao corpo docente, através de atividades preparadas pelas supervisoras.
© Exposição de cartazes, incentivando a participação de todos.
Desenvolvimento
© Lançamento do projeto: dia 06 de março. Cada professora simultaneamente, irá fazer a sensibilização e a apresentação do projeto aos seus alunos em sala de aula, através de cartazes, entrega do material inicial (repassado pela equipe pedagógica) e apresentação de um texto, história ou poesia, mostrando a importância da leitura no processo cognitivo, como também os benefícios de quem a domina.
© Todas as terças-feiras, toda a escola irá simultaneamente realizar o “momento da leitura”. Um ambiente diferenciado na própria sala de aula, mudando a disposição das carteiras e/ou em outros ambientes, como no palco, nas mesinhas de xadrez, na quadra ou em outros lugares. Todas as crianças irão ler e, logo após, fazer a produção escrita ou oral, durante duas horas, ou seja, de 12h30min às 14h30min.
© Sugerimos que as leituras a serem lidas sejam planejadas com antecedência, bem como cuidadosamente preparadas, de forma que a aplicação seja diferenciada, como por exemplo, a motivação inicial, usando material concreto, referente ao texto ou à leitura, como por exemplo, figuras, músicas, filmes, declamação de poesias, uso de figurino e outros. Coloque em prática o seu poder de encantar, de magia e de criatividade para despertar nas crianças o gosto pelo fascinante mundo da leitura.
© Cada criança deverá ter um caderno para registro e/ou produção dos textos criados.
Avaliação
© A avaliação será feita no próprio caderno de leitura, quando a cada atividade realizada, ocorrerá avaliação nos seguintes critérios: interesse, envolvimento, capacidade de registro, produção, exposição oral, de acordo com o objetivo de cada aula semanal.
CULMINÂNCIA
© No dia 22 de novembro, quinta-feira, às 15 horas, toda a Escola Municipal Santo Antônio se mobilizou para o encerramento deste grande projeto quando cada turma apresentou uma atividade desenvolvida durante o ano como: leitura de textos, apresentação de músicas, poesias e danças.
Foi maravilhoso ver a participação dos pais, alunos e professores que não esmeraram esforços durante todo o ano letivo para que seus objetivos fossem alcançados:
ver os alunos com mais interesse pela leitura.
A DIREÇÃO DA E.M.S.A. VEM PARABENIZAR PROFESSORES, PAIS E EQUIPE PEDAGÓGICA POR MAIS ESTE SUCESSO!!!
ABAIXO, FOTOS DO EVENTO:
CONVITE:
CULMINÂNCIA:
A escola está de parabens
ResponderExcluir