terça-feira, 3 de abril de 2012

PROJETO LEITURA - ANO 2012



Projeto Leitura...

Conhecimento,
Viagem,
Magia

Ler é simplesmente mágico!
            A Escola Municipal “Santo Antônio” convida você a entrar neste mundo de magia, através de sua participação neste projeto. Acreditamos que o seu potencial muito contribuirá para que o mesmo seja um sucesso e contribuindo assim com a sua formação, pois, “a leitura alimenta a alma” e o conhecimento tem o poder de transformar.
            Entre nesta máquina do tempo e “boa viagem”!

Equipe Pedagógica/ Administrativa/ E. M. “Santo Antônio”


                     
“A leitura alimenta a alma”.

Projeto: Leitura... Conhecimento, viagem, magia.
Período: de fevereiro a novembro de 2012.
Público alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º ano.
Área coordenadora: Pedagógica e docente.
Idealização: Elâine e Glória


Justificativa

©      Este projeto é um convite para todas as crianças entrarem no maravilhoso mundo da leitura. Ao vivenciá-la, todos perceberão que ler é uma fonte inesgotável de conhecimentos. Lendo, podemos descobrir coisas incríveis e nos informar sobre os mais diferentes assuntos. Através do mesmo, as crianças descobrirão que ler e escrever são processos interligados e que escrever é uma maneira de registrar suas descobertas, suas opiniões, seus sentimentos e suas histórias. Descobrirão que ler é simplesmente... Mágico!

Objetivos

©      Descobrir o prazer de ler e produzir textos.
©      Conhecer melhor a língua com a qual se comunica.
©      Melhorar as capacidades de leitura, interpretação e produção textual.

Ações – sensibilização

©      Apresentação do projeto ao corpo docente, através de atividades preparadas pelas supervisoras.
©      Exposição de cartazes, incentivando a participação de todos.

Desenvolvimento

©      Lançamento do projeto: dia 06 de março. Cada professora simultaneamente, irá fazer a sensibilização e a apresentação do projeto aos seus alunos em sala de aula, através de cartazes, entrega do material inicial (repassado pela equipe pedagógica) e apresentação de um texto, história ou poesia, mostrando a importância da leitura no processo cognitivo, como também os benefícios de quem a domina.

Culminância

©      Todas as terças-feiras, toda a escola irá simultaneamente realizar o “momento da leitura”. Um ambiente diferenciado na própria sala de aula, mudando a disposição das carteiras e/ou em outros ambientes, como no palco, nas mesinhas de xadrez, na quadra ou em outros lugares. Todas as crianças irão ler e, logo após, fazer a produção escrita ou oral, durante duas horas, ou seja, de 12h30min às 14h30min.
©      Sugerimos que as leituras a serem lidas sejam planejadas com antecedência, bem como cuidadosamente preparadas, de forma que a aplicação seja diferenciada, como por exemplo, a motivação inicial, usando material concreto, referente ao texto ou à leitura, como por exemplo, figuras, músicas, filmes, declamação de poesias, uso de figurino e outros. Coloque em prática o seu poder de encantar, de magia e de criatividade para despertar nas crianças o gosto pelo fascinante mundo da leitura.
©      Cada criança deverá ter um caderno para registro e/ou produção dos textos criados.

Avaliação

©      A avaliação será feita no próprio caderno de leitura, quando a cada atividade realizada, ocorrerá avaliação nos seguintes critérios: interesse, envolvimento, capacidade de registro, produção, exposição oral, de acordo com o objetivo de cada aula semanal.

Encerramento

©      No dia 13 de novembro haverá uma apresentação, quando cada turma irá apresentar uma atividade desenvolvida durante o projeto como: leitura de textos, apresentação de músicas, poesias e outros que justifiquem o desenvolvimento do projeto.


OBS.: CONSIDERA-SE PLÁGIO A CÓPIA DE PARTES OU DE TODO O PROJETO SEM QUE ANTES ELE SEJA AUTORIZADO PELAS PROPRIETÁRIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário